Receitas para fazer em casa em tempos de Coronavírus.
Em tempos de coronavírus, não há nada mais importante do que se alimentar bem e, claro, ficar o máximo possível dentro de casa.
Para quem gosta de cozinhar, esta sendo fácil encarar o isolamento, fazendo algo prazeroso, como cozinhar! É uma boa oportunidade, inclusive, de experimentar receitas que já estavam há tempos para ser testadas e sempre adiávamos…..
Para te ajudar nesse momento, reunimos uma seleção de receitas, que você pode testar em sua casa para você, para os que vivem a dois ou para quem cozinha em família.
São todas receitas simples, mas criativas, que pedem poucos ingredientes e de fácil acesso, ou então, que podem ser facilmente substituídos.
Quem sabe você vira um craque na cozinha? Quando terminar o isolamento você pode chamar seus amigos e apresentar o que você aprendeu neste período!
Salada Grega
Ingredientes
3 tomates maduros
1 pepino comum
1 cebola roxa pequena
100 g de queijo feta (de cabra) em peça
1/3 de xícara (chá) de azeitonas pretas gregas
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de preparo
– Lave, seque e corte o tomate em 8 gomos: corte e descarte a tampa; apoie a parte cortada na tábua e corte o tomate em cruz, depois, em X, para formar 8 partes. Coloque numa peneira, misture com 1 colher (chá) de sal e deixe drenar sobre uma tigela por pelo menos 30 minutos – o sal desidrata e deixa o tomate mais carnudo.
– Enquanto isso, prepare os outros ingredientes: descasque e corte a cebola em cubos médios. Transfira para uma tigela, cubra com água e gelo e deixe de molho até a hora de montar a salada – a água gelada diminui o ardido da cebola.
– Lave e seque o pepino. Com a ponta de um garfo, raspe a casca no sentido do comprimento – as ranhuras retém o molho e o pepino fica bem temperado. Corte o pepino ao meio e as metades em meias-luas de 1 cm.
– Corte o queijo feta em cubos de cerca de 2 cm. Corte as azeitonas em fatias e descarte o caroço.
Transfira o tomate drenado para uma tigela. Escorra a água das cebolas e junte aos tomates. Misture o pepino fatiado, as azeitonas e por último os cubos de queijo. Tempere com bastante azeite e pimenta-do-reino moída na hora a gosto – lembre-se que o tomate já foi polvilhado com sal e o queijo feta também é salgado. Sirva a seguir.
Para harmonizar, escolha um vinho aromático, com a uva torrontes, veja.
Risoto de queijo de cabra e castanhas
Ingredientes
250 g de caldo de legumes
100 g de arroz para risoto
60 g de queijo parmesão
30 g de manteiga integral sem sal
30 g de castanhas caramelizadas
30 g de queijo de cabra
15 g de cebola
8 folhas de manjericão
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Modo de preparo
– Sue a cebola em metade da manteiga e acrescente o arroz; frite um pouco, sem dourar a cebola e adicione 1/3 do caldo; mexa bem, mantendo o fogo alto e junte mais 1/3 do caldo. 2 Coloque os queijos e bata bem. 3 Acrescente o caldo restante e tempere com sal e a pimenta. 4 Adicione o resto da manteiga, o manjericão e as castanhas; mexa bem e sirva.
Para acompanhar sirva com o vinho Tenuta Ulisse Pecorino Terre Di Chieti IGP
Receita de Martha Autran e Flávia Selvi, do NaDeli Delicatéssen & Bistrô.
Costelinha de porco com castanha-de-caju
Ingredientes
1 peça de costela de porco (cerca de 1,5 kg)
⅓ de xícara (chá) de castanha-de-caju
¼ de xícara (chá) de geleia de laranja
1 xícara (chá) de vinho branco
2 cebolas
7 dentes de alho
5 ramos de alecrim
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Modo de Preparo
– Pré-aqueça o forno a 220 ºC (temperatura alta).
– Retire o excesso de gordura da costelinha (se houver). Caso sua assadeira seja pequena, corte a peça ao meio, no sentido da largura – faça o corte entre dois ossinhos para facilitar.
– Tempere os dois lados da costela com sal e pimenta. Numa assadeira grande, coloque 5 galhos de alecrim e disponha a peça sobre as ervas, com o lado da carne para cima.
– Bata a castanha-de-caju no pilão até formar uma farofa grossa, reserve. Ainda no pilão (nem precisa lavar), bata 1 dente de alho com ½ colher (chá) de sal até formar uma pasta. Junte a geleia de laranja e misture bem.
– Com uma colher, espalhe a geleia temperada sobre a costela e salpique a castanha-de-caju. Leve ao forno para assar por cerca de 25 minutos, ou até dourar.
– Enquanto isso, corte as cebolas em quartos, passando a faca pela raiz e descasque – dessa forma os gomos ficam unidos. Descasque os dentes de alho.
– Retire a assadeira do forno e diminua a temperatura para 160 ºC (temperatura baixa). Distribua os gomos de cebola e dentes de alho ao redor da costelinha, e tempere com sal e azeite. Regue a assadeira com o vinho e cubra com papel alumínio.
– Volte ao forno e deixe assar por mais 2 horas, até a carne ficar bem macia. Retire do forno e transfira a costela para a tábua. Corte em ripas e sirva com a cebola, os dentes de alho e o molho que se formou na assadeira.
Para acompanhar, servi o espumante tinto Guatambu Noite do Pampa Brut.
Torta de chocolate sem farinha
Leve e sem levar farinha em seu preparo. Leva só chocolate derretido, manteiga, ovos e amido.
Ingredientes
100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
70g e 2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro para polvilhar
2 colheres (sopa) de amido
120g de chocolate amargo (70%)
2 ovos grandes (claras e gemas separadas)
Lâminas de amêndoa para decorar
Mode de Preparo:
– Ponha na batedeira a manteiga e 60g de açúcar e bata até formar uma pasta cremosa e macia. Adicione as gemas, uma a uma, batendo. Junte o amido, misture para incorporar.
– Transfira o creme para uma vasilha grande.
– Derreta o chocolate e misture ao creme, mexendo bem.
– Lave o bowl da batedeira, troque a pá pelo globo e bata as claras em neve até atingir picos firmes. Adicione 10g do açúcar e termine de bater.
– Delicadamente, sem bater, misture as claras em neve ao creme de chocolate até obter uma mistura de cor e textura homogêneas.
– Unte uma forma de bordas baixas e fundo removível – de 21 cm para quiche – e, por fora, forre com papel alumínio.
– Preaqueça o forno a 180ºC por aproximadamente 10 minutos antes de assar a torta.
– Asse a torta por aproximadamente 20 minutos: vá checando a textura a partir dos 18 minutos e não deixe passar dos 20.
– Espere esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira. Salpique as lascas de amêndoa.
Para combinar esta deliciosa receita, experimente o vinho Boca Negra Dulce .
Agora você já pode fazer uma refeição completa. Aproveite!