Vinhos Naturais, Orgânicos e Biodinâmicos?
Vinho orgânico, natural e biodinâmico é a mesma coisa? Não, não são! Vamos tentar explicar:
Vinhos Orgânicos
Vinhos orgânicos são os vinhos elaborados a partir de uvas de vinhedos orgânicos. Só isso. Na vinificação ele pode usar o que quiser, incluindo, leveduras selecionadas, SO2 ( sulfito), acidez, tanino,….. Utilizar filtração do vinho, barrica de carvalho….
Vinhos Naturais
O termo vinho natural é bem controverso atualmente. Os vinhos não são todos naturais?
Os produtores de vinhos naturais, são contra a utilização de compostos químicos durante a elaboração dos vinhos, principalmente o sulfito, pois ele mata as leveduras indígenas ou naturais do vinho. A utilização do sulfito serve para evitar a oxidação do vinho. Quando usado em excesso pode causar a famosa dor de cabeça no dia seguinte ao tomar vinho.
Também não são feitas correções de açúcar, tanino e acidez, apenas utilização da UVA.
Vinho Biodinâmico
Baseado nos princípios desenvolvidos pelo cientista e filosofo Rudolf Steiner, os vinhos biodinâmicos são elaborados em equilíbrio com a natureza. Para tanto, é necessário utilizar métodos agrícolas naturais, considerando até mesmo os ciclos lunares e energias da natureza.
O cultivo da uva não envolve fertilizantes ou outros produtos sintéticos, mas sim produtos orgânicos para equilibrar solo, videiras e natureza.
Nas videiras, respeita-se um calendário de plantio, poda e colheita, que muitas vezes segue o calendário lunar, além de acréscimo de diversos componentes de animais e vegetais. Um dos elementos introdutórios nesses cultivos são os chifres com quartzos, fincados na terra para “energizar e trazer nutrientes” para o solo.
A eliminação de produtos sintéticos no cultivo das uvas, resulta em bebidas com sabores e aromas mais acentuados. Por isso, o vinho biodinâmico pode ser considerado a expressão máxima de um terroir, já que a interferência do homem é mínima.