Saiba Identificar Uvas Brancas 4

Saiba Identificar Uvas Brancas

Apesar do Brasil ter um clima propicio para se beber vinhos brancos, ainda não é o tipo de vinho mais consumido no Brasil, os vinhos brancos são ideais para refrescar os dias quentes do clima tropical do país em que moramos. Além disso, por serem mais ácidos e refrescantes, harmonizam perfeitamente bem com a nossa gastronomia. Muitas vezes com passagem por barrica de carvalho.

Abaixo você pode escolher sobre algumas variedades de uvas brancas do mundo. Conheça os aromas e sabores deles.

Chardonnay

Saiba Identificar Uvas Brancas

A rainha das uvas brancas ! Capaz de produzir vinhos brancos dourados, frutados, encorpados e alcoólicos. A casta de origem francesa responsável por vinhos brancos, cortes rosés e vinhos espumantes.

A mais popular das uvas brancas é também uma das mais versáteis. Ela muda bastante de aroma e sabor conforme o terroir – isso porque é suscetível às mudanças de clima e solo.

Em geral, no Novo Mundo têm aromas de frutas tropicais, tem baixa acidez e são relativamente encorpados. No Velho Mundo tendem a frutas cítricas e brancas, alem de terem maior acidez.

Um bom Chardonnay para você degustar é o Guatambu Luar do Pampa Chardonnay, daqueles que podemos dizer, bom e barato.

Sauvignon Blanc

Saiba Identificar Uvas Brancas 1

A segunda casta mais cultivada no mundo, possui aromas muito específicos (e intensos). Em função dos aromas pronunciados é relativamente fácil de identificar. Ao desarrolhar, já se sentem os aromas de frutas amarelas cítricas e tropicais, como maracujá e limão, mesclados às notas herbáceas. Em boca, apresenta acidez bastante alta e corpo leve.

Alguns enólogos debatem sobre o melhor clima para o cultivo da Sauvignon Blanc, se é na França, seu país de origem, ou na Nova Zelândia. No Velho Mundo , os principais aromas são lima e grosellha, já no Novo Mundo, a característica principal é o maracujá e pêssego.,

Nossa indicação de bom Sauvignon Blanc é o The Crossing Sauvignon Blanc, da Nova Zelândia.

 

Riesling

Saiba Identificar Uvas Brancas 2

A rainha da Alemanha. Bastante versátil – faz desde os vinhos secos e mineras até os doces -, sendo suas características mais marcantes o perfume, elevada acidez e corpo leve. Seus aromas e sabores mais típicos vão desde limão, damasco e maçã até querosene, mel e marmelada.

Quando cultivada na Alemanha, esta variedade de uva tem características mais cítricas, enquanto na Austrália assume um forte caráter petroláceo. Outro aspecto interessante de Riesling é a possibilidade de guarda, de até dez anos, o que não é muito comum para vinhos brancos.

Minha dica de Riesling é o Anselmann Riesling Trocken.

Pinot Grigio

Saiba Identificar Uvas Brancas 3

Pinot Gris na França, Pinot Grigio na Itália, são a mesma uva. A casta tem origem na França e na Itália e é muito cultivada nos Estados Unidos. Tem um tom cinza, por isso o nome Gris, que significa cinza em francês.

Pouco aromáticos, de corpo leve e acidez alta, os vinhos feitos com a Pinot Grigio agradam muito. Pudera, seus vinhos são perfeitos para acompanhar dias quentes e ensolarados. Seus aromas são sutis, mas agradáveis: notas de mel, fumaça e especiarias.

Em geral, Pinot Gris produz vinhos leves com aromas mais cítricos quando cultivada em climas frios. Quando a casta é produzida em ambientes mais quentes, fica com aromas mais próximos a damasco e nectarina.

Minha dica de vinho Pinot Grigio é o Barone Montalto Pinot Grigio, da Itália.

Voltar