Qual a diferença entre decantação e aeração do vinho?
Certamente você já ouviu falar em aerar ou decantar um vinho, certo?
O fato que muitos não sabem explicar a diferença que há entre os dois, mesmo porque o utensilio que é usado para ambos os casos é o decanter.
Resumidamente, o processo de decantar é separar a borra do vinho. Já o processo de aerar, significa expor o vinho ao oxigênio.
Mas qual é a diferença entre decantar e aerar o vinho?
Vamos lá…. Vinhos mais velhos, mas amadurecidos, principalmente os tintos, criam com o passar dos anos sedimentos naturais, que são bitartarátos de potássio.
Esses sedimentos ( borras) apesar de não causar mal algum, ficam esteticamente desagradáveis. Para retirá-los do vinho, é necessário decantar o vinho. Já, os vinhos mais novos não precisam ser decantadas, pois a maioria não possui borras.
Aqui esta a confusão! Os vinhos potentes e estruturados, sobretudo os muito jovens, melhoram muito quando recebem um pouco de oxigênio antes de serem degustados. Neste caso, este procedimento, é a aeração e não a decantação.
Então podemos afirmar que, por meio do decanter, realizamos duas operações: a decantação, que é a separação de sedimentos, e a aeração, ou exposição controlada do vinho ao oxigênio para que libere seus aromas.
Veja vídeo bem explicativo sobre o assunto: