Descrição
Que a Moldávia tem uma indústria vinícola comparável à dos principais países do ocidente é algo que os brasileiros já vêm descobrindo recentemente. No sudoeste do País, próximo à fronteira com a Romênia e ao delta do Rio Danúbio, encontra-se a região de Valul Lui Traian (que leva esse nome por sediar as chamadas “Muralhas de Trajano”, que eram as fortificações do Império Bizantino erigidas na província romana da Mésia), uma das três denominações de origem do vinho moldavo. Fundado em 1977, o grupo Imperial Vin é um dos produtores de destaque da região, produzindo uma extensa gama de vinhos. A linha Grape Angel é um verdadeiro cartão de visitas da vinícola, e prova que é possível combinar vinhos bem elaborados com preço acessível e uma apresentação impecável, com destaque para o rótulo em 3D com a figura de um anjo segurando um cacho de uvas.
Trata-se de um corte elaborado a partir da internacional Chardonnay acompanhada de uma interessante variedade de origem romena, a Feteasca Alba, a qual se caracteriza por ser uma casta precoce, a partir da qual se obtêm vinhos secos, aromáticos, com aromas tropicais e nuances florais, com potencial de envelhecimento, que se destacam pela sua fineza e equilíbrio. Os vinhedos, localizados no sudoeste da Moldávia e às margens do Rio Prut, situam-se na mesma latitude das principais regiões produtoras do mundo, como Bordeaux, Toscana e Napa Valley.
taça, apresenta coloração amarelo citrino com tons esverdeados. No nariz, destacam-se aroma de frutas tropicais como o pêssego, peras e frutas cítricas como a lima. Em boca é harmônico, apresenta notas frutadas remetendo as mesmas frutas sentidas anteriormente e o retrogosto mineral. Deve ser servido a uma temperatura de 10ºC, acompanhando de pratos de peixe, mariscos, saladas com frutas da estação ou ainda petiscos frios e aperitivos, utilizando-se preferencialmente de taças de média abertura do tipo Bordeaux. O exemplar está pronto para o consumo, mas pode ser apreciado, ainda em seu ápice, até fins de 2025.